MINHA PALAVRA É ESCRITA, CANTADA,FALADA,DESENHADA,MOVIDA E DAÍ NASCE MINHA ARTE.

JÔ MENDONÇA ALCOFORADO

POESIAS E CONTOS DA DEUSA DO AMOR

Meu Diário
08/09/2016 11h12
II MUSICAL DE POESIAS PARA INTERCÂMBIO CULTURAL

https://soundcloud.com/jomendonca/jo-mendonca-traguei-as-palavras-1

     Esse projeto de Literatura poética musical, tras mais uma oportunidade de visibilidade das poesias escritas serem escutadas como músicas. Nesse projeto vamos fazer uma homenagem em especial ao SAMBA pelo seu centenário. Um resgate da memória da cultura poética de alguns estados do Brasil que se transformaram musicalmente em samba romântico, samba canção, samba de roda, samba de raiz, samba de gafieira, samba enredo, dentre outros que o brasileiro tanto gosta de apreciar com suas diversidades.

     O tema é o AMOR  que sempre existiu e existirá nas canções de forma bonita, saudosa, fantasiosa sendo alegre ou triste. E não é só o samba que retrata muito bem esses opostos. A melodia do samba mexe com a emoção das pessoas com a intenção de alegria festiva. Além de incitar o movimento da dança dos corpos de um povo que carrega nas veias as raízes musicais africanas com a vontade de liberar os movimentos num rítmo contagiante que faz sorrir. Sendo o samba uma dança de certa forma, muito sensual e muitas vezes frenética, contagia uma alegria interior. Com o samba pode-se rir, chorar e gozar musicalmente da alegria que o samba impera. São emoções externadas na poética musical que chegam a fluir com outra conotação das emoções desagradáveis para agradáveis. Digo até, um momento de catarse explodindo o coração, disparando emoções que estavam guardadas e não eram sentidas havendo uma identificação com a música e com as pessoas que as escuta. Essas emoções levam o corpo à posturas de expressões artísticas reveladas na música que são transportadas através dos gestos para a dança. As palavras, a música, a dança se unem num rítmo que se completam perfeitamente, num ritual de emoções prazeirosas que levam as pessoas à momentos de felicidade. Esses momentos criam um clima de aproximação, de abertura, de cumplicidade e simpatia levando a todos um envolvimento de um sentimento muito maior que se chama AMOR. Por isso, o tema AMOR é tão presente, pertinente, envolvente, e através das emoções registradas em poesias estão por tras, todas as inspirações poéticas com o objetivo maior que se chama amor. A presença do amor em tudo que se faz é o referencial que todos intimamente procuram para serem felizes. 


Publicado por JÔ MENDONÇA em 08/09/2016 às 11h12
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
PALAVRAS ESCRITAS MOVEM-SE NINGUÉM SABE ONDE PODEM CHEGAR!