MINHA PALAVRA É ESCRITA, CANTADA,FALADA,DESENHADA,MOVIDA E DAÍ NASCE MINHA ARTE.

JÔ MENDONÇA ALCOFORADO

POESIAS E CONTOS DA DEUSA DO AMOR

Meu Diário
25/01/2012 19h20
PRÊMIO LITERARTE DE CULTURA 2012

 

 

 JÔ MENDONÇA ALCOFORADO  RECEBE PRÊMIO LITERARTE DE CULTURA 2012

 

Nos dias 4 e 5 de fevereiro, na Cidade de Curitiba, acontecerá a entrega do Troféu "Prêmio LITERARTE de Cultura 2012", promovido pela Associação Internacional de Escritores e Artistas.

 
Idealizada pela LITERARTE, a outorga é uma grande homenagem a todos aqueles que brilharam durante o ano de 2011 no cenário cultural e têm como objetivo central reconhecer e trazer a público as melhores iniciativas culturais tendo como critério: talento, criatividade, empreendedorismo, respeito, companheirismo e apoio cultural.
Com este Prêmio, a LITERARTE reconhece, distingui e premia a quem se destaca na sociedade com excelência na gestão de suas carreiras, contribuindo assim efetivamente para o desenvolvimento cultural e, consequentemente, socioeconômico do país.
 

 JÔ MENDONÇA ALCOFORADO

É natural de João Pessoa – Paraíba –Brasil, Psicóloga, Pratictitioner em Neurolinguística e Terapeuta Comunitária. Nas artes destaca-se como cantora, compositora, atriz, poeta e artista plástica.

 

Coordenando a psicologia a outras funções desenvolve importantes projetos sociais de iniciação cientifica como Coordenadora do projeto Qualidade de vida e Intercâmbio Cultural entre a Paraíba, Brasil e outros países na UFPB, que visam auxílio à comunidade carente, visando à qualidade de vida especialmente com programas de amparo e apoio psicológico às famílias visando à saúde mental. Jô Mendonça utiliza a arte como uma de suas ferramentas de motivação e transformação social unindo esses projetos com contribuições para as comunidades.

 

MUNDO LITERÁRIO

 

Jô Mendonça entrou no mercado literário, contribuindo com diversos autores em mais de trinta obras.

Posteriormente começou a elaborar suas próprias obras, entre elas duas Antologias. Atualmente é Coordenadora do Projeto Qualidade de Vida e do Projeto de Intercâmbio Cultural entre a Paraíba, Brasil e Outros Países na Universidade Federal da Paraíba - UFPB, representante da Rede de Escritoras Brasileiras REBRA no Estado da Paraíba/Brasil, Comendadora pela Academia de Letras e Artes de Goiás e Delegada Brasileira da Academia ALAV - Chile. Prêmios: Destaque 2010, Personalidade 2010, Destaque 2011, Destaque Brasil 2011. Será reverenciada fevereiro em 2012 com o prêmio LITERARTE DE CULTURA 2012 - recebendo nesse nobre evento e em 13 de março de 2012 da Academie du Merite et Dèvouement Français em Paris. Desenvolve projetos literários com o objetivo de divulgar as literaturas regionais, nacionais e internacionais.

 

O primeiro livro autoral pela Editora PUBLIT – RJ em 2010 foi lançado no mercado pela autora chama-se,  JOGO DE PALAVRAS, também feito em CD recitado e musicado. Sua obra nasceu de textos produzidos a partir de inspirações, observações e experiências vividas pela autora. Relatos que ficaram guardados por anos, porém um dia disponibilizados ao público através de várias obras literárias.

 

O segundo livro autoral: JEUX DE MOTS EN POÉSIE, português e francês publicado em março 2011 pela editora francesa, Yvelinedition, dedicado ao público que admira este gênero lírico.

 

O terceiro livro autoral CONTO PORQUE CONTO – UN CONTE, CAR JE RACONTE! Editora da UFPB – Janeiro 2012 - em português e francês com alguns contos que resolveu publicar para ser lançado no Brasil e no exterior. Fará também um pré-lançamento  da antologia que organizou  Expressões: Literatura Contemporânea Brasileira - trilíngue - português, francês e Inglês - Editora LITERARTE. Ambos os livros serão lançados em vários países da EUROPA. No evento em Curitiba também estará expondo uma obra de arte NEFERTIT – A DEUSA, numa exposição de obras de artes nos dias 4 e 5 de fevereiro durante a Prêmiação LITERARTE DE CULTURA 2012. 

 

A autora utiliza forma descontraída em seus livros verso, prosa e técnicas da psicologia para orientar o público leitor quanto aos problemas de relacionamento e comportamento.

 

Os pré-lançamentos dos livros citados serão em Curitiba durante esse evento num final de semana cultural, na Sala de Conferências do Hotel Nikko Curitiba, com programação especial a seguir. 

 

Jô Mendonça parabeniza todos os premiados com essas palavras; "Sigam adiante com seus sonhos, porque a qualquer dia e qualquer hora bate a sua porta com uma oportunidade ímpar que não pode ser descartada para realização dos seus sonhos".

 

“O evento será realizado durante um final de semana cultural, na Sala de Conferências do Hotel Nikko Curitiba, com programação especial composta por: Cerimônia Solene de outorga do Prêmio, Posse dos Conselheiros Literarte, Chá Literário com lançamentos, lançamento oficial do Catálogo Artístico Literário Bilíngue, Exposição de Artes Plásticas, Jantar de Confraternização e Passeio Turístico Cultural. Será definitivamente um final de semana que entrará para a história e abrirá o ano cultural.


Publicado por JÔ MENDONÇA em 25/01/2012 às 19h20
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
28/12/2011 23h09
ANTOLOGIA DA REBRA

ANTOLOGIA QUE TEVE LANÇAMENTO EM SÃO PAULO EM PORTUGUÊS E AGORA COM VERSÃO FRANCESA IRÁ PARA PARIS NO SALÃO DO LIVRO EM MARÇO DE 2012 COM LANÇAMENTO DIA 16 DE MARÇO ÀS 17:00 HORAS PARA TARDE DE AUTÓGRAFOS COM A MAIORIA DAS ESCRITORAS BRASILEIRAS PRESENTES. ESSE LIVRO É UMA PARCEIRA DA REBRA TENDO A FRENTE A ORGANIZADORA JOYCE CAVALCANTE E COM A PARCERIA DA DIVINE EDITION COM A DIVA PAVESI QUE RECEBERÁ TODAS AS REBRINHAS NO STAND DA YVELINE EDITIÓN NO SALÃO DO LIVRO - PORTE DE VERSAILLES EM MARÇO DE 2012. PARTICIPO DESSA ANTOLOGIA COM MUITA HONRA E PARTICIPO COMO REPRESENTANTE DA REBRA DO MEU ESTADO PARAÍBA. VAMOS REPETIR EM PARIS O SUCESSO DO LANÇAMENTO EM SÃO PAULO.

ESSA ANTOLOGIA SERÁ DIVULGADA EM BERLIN POR MIM NO PROJETO DE INTERCÂMBIO " UMA VISTA CULTURAL" EM MARÇO 2012.


Publicado por JÔ MENDONÇA em 28/12/2011 às 23h09
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
25/12/2011 19h29
TITULO DE DAMA COMENDADORA DA JUSTIÇA

 

ESSE TÍTULO É DA SOBERANA REAL TEOCRÁTICA CASA DE HARAN DA MESOPOTÂMIA

 
SOBERANA ORDEM DE CAVALARIA PRÍNCIPE DA PAZ
 
 
S. M. R. S Dom Alexandre I, O.S+G.,
 
Cerimônia de Outorga e Investidura de Títulos nas Ordens de Cavalaria.
 
(Outorga e Investidura com cruzamento de Espada).
 
Dia 26 de Novembro de 2011 – Às 15:00 Horas.
 

TITULO É O RECONHECIMENTO PELOS MÉRITOS NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS SOCIAS E CULTURAIS NA ARTE LITERATURA E CULTURA DO PAÍS.


Publicado por JÔ MENDONÇA em 25/12/2011 às 19h29
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
01/12/2011 09h22
COMENDADORA DA ACADEMIA DE LETRAS DE GOIÁS VELHO - GO

HOMENAGEDA COM ESTE  TÍTULO EM  PROL DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS SOCIAIS,HUMANITÁRIOS E CULTURAIS NO BRASIL E EXTERIOR NAS LETRAS E ARTE

Comenda é uma condecoração concedida a pessoas que se destacam em suas áreas de atuação, desde artistas, políticos a empresários. As comendas surgiram na época das cruzadas e os cavalheiros que se destacavam recebiam a comenda, era uma forma de dar nobreza a quem não havia herdado pelo nepotismo(titulo passado por grau de parentesco) um titulo de nobreza, tanto que até hoje as medalhas de comendas possuem a forma de um crucifixo ou a imagem dos mesmos representada.

JURAMENTO DE COMENDADORA

Prometo respeitar  e fazer respeitar  os  Estatutos e as decisões desta Academia,  estar presente em suas solenidades,  colaborar nas suas atividades culturais e pugnar pelo engrandecimento da delegação. Prometo cultivar o sentimento de fraternidade e lealdade para com os meus pares, e usar de forma respeitosa o nome desta entidade". 


Publicado por JÔ MENDONÇA em 01/12/2011 às 09h22
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
31/10/2011 23h59
DIA D, DRUMONND

HOJE É O DIA D, DRUMMOND – COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE SEUS 109 ANOS SE ESTIVESSE VIVO. O INSTITUTO MOREIRA SALES TEM UMA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM PARCERIA COM A REDE GLOBO LANÇANDO O DIA DE DRUMMOND. NÃO POSSO DEIXAR DE REVERENCIAR ESSE GRANDE ESCRITOR QUE PENSAVA QUE SERIA ESQUECIDO. TENHO A HONRA DE ESTAR OCUPANDO NO QUADRO DE MEMBRO CORRESPONDENTE DE LETRAS NA ALAP - ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE PARANAPOÃ – RIO DE JANEIRO COMO ACADÊMICA A CADEIRA nº 7, PRATONÍMICA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. DEIXO AQUI MINHA HOMENAGEM PARA O IMORTAL E CÉLEBRE POETA, CONTISTA E CRONISTA BRASILEIRO. ELE SE FOI, MAIS O QUE ESCREVEU FICOU COMO LEGADO PARA A HUMANIDADE. SEUS VERSOS BRILHAM E CONTINUAM SEDUZINDO NOVOS AUTORES E ESTUDIOSOS. E AQUI DEDICO ESSE POEMA COM OS MEUS SIMPLES VERSOS A ESSE IMORTAL QUE TANTO ADMIRO.

MUDAS PALAVRAS
Jô Mendonça Alcoforado

Abro a boca e jorra
meu sentimento versátil
aprofunda-se no poço transbordante
açoitando os pensamentos

Meu corpo está em eterna ebulição
de emoções que a mente brinca
como seu brinquedo predileto
monta, desmonta, encaixa!

Paira no ar
sensações aprisionadas
que na pressa vai
escamoteando o pensamento
real da dor vigiada

Escrever sempre!
desaguar em piso fértil
onde a força das palavras
impuras dos pensamentos
chegam a ser sublimada

Onde ninguém se apercebe
do instinto variado
deixando a profundidade do olhar
passeando pelo lençol do sentimento
sem discernir a visão pensante do momento.


Publicado por JÔ MENDONÇA em 31/10/2011 às 23h59
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.



Página 7 de 15 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » [«anterior] [próxima»]

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
PALAVRAS ESCRITAS MOVEM-SE NINGUÉM SABE ONDE PODEM CHEGAR!